Descobrir Antepassados Pelo Sobrenome

No artigo de hoje você vai aprender a como Descobrir Antepassados Pelo Sobrenome, no nosso guia completo.

Qual é o seu sobrenome? Você conhece sua origem? Em quais países no mundo seu sobrenome é mais popular? E qual é a importância de um sobrenome? Para que saber tudo isso?

Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.

Descobrir Antepassados Pelo Sobrenome

A curiosidade é grande para descobrir antepassados pelo sobrenome. Tanto, que os sites de busca, incluindo os de governo, são os mais acessados.

Diversos sites podem ajudar a investigar seu passado e saber mais sobre suas origens, por meio do seu sobrenome.

O Arquivo Nacional mantém alguns bancos de dados com informações de entrada de imigrantes no Brasil. Os sites podem ajudar quem está em busca de documentos dos seus antepassados para reconhecimento de cidadania estrangeira, em estudos sobre genealogia ou simplesmente quem tem curiosidade e quer descobrir a origem e história do seu sobrenome.

Passo 1. Acesse o site Entrada de Estrangeiros no Brasil – Porto do Rio de Janeiro (bases.an.gov.br/rvbndes/Menu_Externo) e clique em “Consulta”. Entre com o sobrenome pelo qual você está procurando;

Acesse o site
Acesse o site

Passo 2. Os resultados da busca serão exibidos em páginas independentes. Use os botões de navegação, na parte superior da tela, para alternar entre os registros encontrados.

Use os botões de navegação
Use os botões de navegação

Outros site do gênero, são o SIAN (Sistema de Informações do Arquivo Nacional), a base de dados Entrada de Estrangeiros no Brasil do Porto do Rio de Janeiro, o Arquivo Público de São Paulo e o site Movimentação de Portugueses no Brasil para realizar buscas por documentos e registros de imigrantes.

Outra alternativa

Family Search
Family Search

O Family Search (https://www.familysearch.org/) é um site internacional, ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Basta você fazer o seu cadastro nele e preencher os dados pessoais, bem como o nome, a data e o local de nascimento e casamento e, também, a data de falecimento de seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *