Consultar Processo INSS Pelo Número

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer uma consulta processo INSS pelo número, principalmente quando existe um processo administrativo ou judicial em andamento. Você tem enfrentado essa dificuldade?

Neste artigo, você terá um passo a passo de como consultar processo INSS, além de conhecer outras formas de verificar se o benefício foi aceito pelo governo. Confira!

Felizmente, já é possível consultar o processo do INSS online, de uma maneira muito rápida e simples.

Consultar o processo do INSS online

Consultar o processo do INSS online
Consultar o processo do INSS online

O primeiro passo para consultar processo INSS pelo número é entrar no site do INSS. Após isso, é preciso clicar em “Consulta de situação de benefício”, que se encontra na guia “Serviços”. Depois, clique no botão amarelo escrito “Acompanhar pedido”.

Abrirá uma tela de login. É possível tanto continuar a averiguação sem cadastro na plataforma (necessitando apenas inserir o número do seu processo do INSS), e criar um cadastro para acessar essa e outras funcionalidades da plataforma do INSS.

Para se cadastrar no site, é preciso clicar no botão “fazer login” e em “crie sua conta”. Após isso, aparecerá um formulário onde deverão ser inseridas algumas informações, como nome, CPF, data de nascimento, também será necessário um telefone para envio de SMS e o seu e-mail.

De seguida, aparecerá uma tela com alguns testes para confirmar que as informações adicionadas anteriormente realmente são verídicas. Você precisará assinalar qual o nome correto da sua mãe, além do seu mês e ano de aniversário por questões de segurança.

Após responder todas as perguntas corretamente, você deverá criar uma senha para a sua conta: ela precisa ter de 8 à 12 caracteres, além de símbolos e letras maiúsculas e minúsculas.

Para voltar até a verificação da sua aposentadoria, clique em “meu INSS”  na guia ao lado, então, selecione “agendamentos/requerimentos”.

Caso você tenha feito um pedido de benefício, tanto as informações sobre o pedido quanto o seu resultado aparecerão na tela.

Como consultar o processo INSS pelo número

O beneficiário que deseja consultar processo de aposentadoria ou de qualquer outro benefício concedido pelo INSS poderá verificar a situação com tranquilidade.

Para realizar a consulta, basta seguir três passos abaixo:

Como consultar o processo INSS pelo número
Como consultar o processo INSS pelo número

1º passo – tenha o número do benefício fornecido no dia do atendimento do INSS – ele costuma ter 10 dígitos e é obrigatoriamente gerado com o pedido – e os dados pessoais do beneficiário (nome completo, data de nascimento e CPF);

2º passo – acesse a página de Consulta de Situação do Benefício do INSS;

3º passo -preencha os dados solicitados e a caixa de verificação.

Em seguida, o usuário é direcionado à página com os dados do benefício. Nela, pode constar que ele está habilitado (documentos entregues ao INSS estão sob análise para julgamento), deferido (os documentos foram analisados e o benefício será concedido) ou indeferido (benefício negado).

Vale lembrar que nessa consulta você terá apenas o acesso à decisão do INSS, ou seja, se o benefício foi concedido ou se ainda está em análise. Para obter a cópia do processo físico, com todos os documentos, perícias, entrevistas e histórico da sua vida previdenciária, terá duas opções

Telefone consultar processo INSS pelo número

Para quem não tem familiaridade ou disponibilidade para acessar a internet, também é possível acompanhar o processo do INSS pelo telefone, sendo necessário apenas ligar para o número 135, com horário de atendimento das 7 horas da manhã às 10 horas da noite, de segunda a sexta.

Uma desvantagem de verificar processo INSS por telefone é que o processo de consulta poderá demorar, em média, 20 minutos.

Caso o seu pedido seja aceito ou negado, você também receberá em sua casa uma carta avisando a decisão e mais detalhes sobre o benefício. Entretanto, o documento leva cerca de 20 dias para ser entregue ao destinatário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *